Ler e compreender
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leitura dramatizada Poema: O poeta e a rosa - Vinícius de Morais |
Para
que o leitor compreenda o texto, podemos ir construindo um caminho com o
auxílio de estratégias de leitura. Uma
dessas estratégias é a antecipação, que são suposições construídas com base no
título que suscita no leitor determinadas expectativas. A seguir, são elencadas as vivências que o
leitor possui acerca do tema da narrativa. Os conhecimentos prévios que o
leitor possui relacionado ao texto são preponderantes para uma interpretação
eficiente. Ao levantar as hipóteses possíveis acerca da narrativa, o leitor
começa a compreender o texto. Outra estratégia é definir o objetivo da leitura,
perguntando-se: ao final da leitura quais são os conhecimentos que poderemos
ter?
Outra
estratégia acontece quando iniciamos a leitura e podemos parar e, antes de
passar para a próxima página ou estrofe, fazer deduções, ou seja, tentar
adivinhar o que vai acontecer a seguir. Podem
ser formuladas perguntas como: Quais são os conflitos do texto? O que as
personagens farão para resolver o problema? O final será feliz ou não?
Essas
hipóteses levantadas podem ser confirmadas ou negadas pelo desenrolar da
história. Esse fenômeno faz com que o leitor se sinta impulsionado a seguir
adiante com a leitura.
Ao
chegar perto da conclusão, o leitor começa a compreender o texto com base em
sua experiência de vida, e, finalmente, ele junta todas as suas vivências de
leituras anteriores, que o ajudam a interpretar o texto.
Dramatizar,
resumir ou recontar com suas próprias palavras o que aconteceu na história também
pode facilitar a interpretação de um texto. A utilização dessas estratégias, em
conjunto ou separadas, facilita a interpretação por parte dos receptores e
aumenta o gosto pela leitura literária.
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