sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Ler e compreender

leitura dramatizada
Poema: O poeta e a rosa - Vinícius de Morais

Para que o leitor compreenda o texto, podemos ir construindo um caminho com o auxílio de estratégias de leitura.  Uma dessas estratégias é a antecipação, que são suposições construídas com base no título que suscita no leitor determinadas expectativas.  A seguir, são elencadas as vivências que o leitor possui acerca do tema da narrativa. Os conhecimentos prévios que o leitor possui relacionado ao texto são preponderantes para uma interpretação eficiente. Ao levantar as hipóteses possíveis acerca da narrativa, o leitor começa a compreender o texto. Outra estratégia é definir o objetivo da leitura, perguntando-se: ao final da leitura quais são os conhecimentos que poderemos ter?
Outra estratégia acontece quando iniciamos a leitura e podemos parar e, antes de passar para a próxima página ou estrofe, fazer deduções, ou seja, tentar adivinhar o que vai acontecer a seguir.  Podem ser formuladas perguntas como: Quais são os conflitos do texto? O que as personagens farão para resolver o problema? O final será feliz ou não?
Essas hipóteses levantadas podem ser confirmadas ou negadas pelo desenrolar da história. Esse fenômeno faz com que o leitor se sinta impulsionado a seguir adiante com a leitura.
Ao chegar perto da conclusão, o leitor começa a compreender o texto com base em sua experiência de vida, e, finalmente, ele junta todas as suas vivências de leituras anteriores, que o ajudam a interpretar o texto. 
Dramatizar, resumir ou recontar com suas próprias palavras o que aconteceu na história também pode facilitar a interpretação de um texto. A utilização dessas estratégias, em conjunto ou separadas, facilita a interpretação por parte dos receptores e aumenta o gosto pela leitura literária.

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