Leitura de poema
ü Exploração do título: os leitores iniciam a
formação imagética acerca da história e dos personagens.
ü Enumeração de outros textos que tratam do mesmo
tema ou o tangenciam.
ü Provocação da curiosidade, elencando as hipóteses
relativas ao assunto e inferências possíveis acerca das ações das personagens.
ü Leitura de cada estrofe, com paradas estratégicas
para comentários.
ü Construção de sentido do texto.
ü Contextualização das palavras desconhecidas. Quando
necessário houve, com auxílio da mediação, consulta ao dicionário.
ü Elaboração oral do entendimento do texto, ao final
dessa leitura.
ü Percepção das diferenças entre poema e prosa.
Terminada
essa fase, passamos para a segunda fase que é a leitura compreensiva, que nesse
caso, foi ler dramatizando.
Numa
terceira fase os receptores puderam recontar, resumir o que entenderam da
história e relatar qual parte mais gostaram e qual menos gostaram.
Ao recontar, o que era compreensão
passou a ser interpretação. E os leitores em formação que recebem mediação literária
desenvolvem gosto pela poesia e familiaridade com a linguagem poética, desde cedo.
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